Gandhi disse:

" Há o suficiente no mundo para todas as necessidades humanas. Não há o suficiente para a cobiça humana" - Gandhi

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Água - Ameaças e acordos sobre grandes fontes

MEIO-OESTE DOS EUA - O aqüífero Ogallala, que se estende sob oito estados dos EUA, teve uma queda de 35 metros no nível da água em 50 anos. A água nele contida é "fóssil" e não pode ser reposta naturalmente.
NORTE DA ÁFRICA - O aqüífero Núbio, compartilhado por Chade, Egito, Líbia e Sudão, é um reservatório de água fóssil, que não se recarrega naturalmente pela chuva.
Ò ORIENTE MÉDIO - Israel e os territórios palestinos dividem quatro aqüíferos. Desde os Acordos de Oslo II (1995), os israelenses têm acesso a quatro vezes mais água do que os palestinos.
FRONTEIRA ENTRE EUA E MÉXICO - O aqüífero Hueco Bolsón é compartilhado pelas cidades de El Paso, nos EUA, e Ciudad Juarez.no México. A exploração descontrolada ameaçava a cidade mexicana de desabastecimento em cinco anos. Os EUA passaram a recarregar o aqüífero com água usada e retratada.
A AMÉRICA DO SUL - O aqüífero Guarani, sob o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, é um dos maiores do mundo. Mas já está contaminado por produtos agrícolas e esgoto em alguns pontos
ÁFRICA OCIDENTAL – Niger, Nigéria e Mali negociam o gerenciamento conjunto do aqüífero lulolemeden.
ÍNDIA - Bangladesh reclamou que a barragem indiana de Farakka desvia parte da vazão do rio Ganges para longe de seu território. A índia concordou em reduzir o volume desviado.

para saber mais leia: Atualidades vestibular - editora Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário