Gandhi disse:

" Há o suficiente no mundo para todas as necessidades humanas. Não há o suficiente para a cobiça humana" - Gandhi

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Água - Ameaças ao ciclo hidrológico

“D” = Degradação
“A” = Abuso
“M” = Mudanças climáticas
D – PESTICIDAS - A água do subsolo pode ser contaminada com pesticidas e outras substâncias tóxicas. Toda água armazenada por dezenas de milhares de anos num aqüífero pode, assim, ser definitivamente inutilizada.
D - LAGOS E RIOS MORTOS - Os nutrientes arrastados do solo das plantações para rios e lagos pelas chuvas estimulam o crescimento de algas, que acabam como oxigênio da água e a tornam imprópria para peixes e outros seres aquáticos.
A – IRRIGAÇÃO - No decorrer do século XX, muitos ambientes aquáticos, como rios, lagos, pântanos e mangues, foram compro¬metidos por projetos de irrigação e ocupação irregular do solo. O mar de Arai é o exemplo extremo dessa situação.
D - EFLUENTES TÓXICOS - As substâncias contaminantes, como o mercúrio presente em aparelhos eletrônicos e usado na mineração, tornam os efluentes industriais venenosos.
M - CHUVA ÁCIDA - Os óxidos liberados pela queima de combustíveis reagem com a água e o oxigênio atmosféricos, formando ácidos como o sulfúrico (H^) e o nítrico (HN03). Carregados pela chuva, esses ácidos podem envenenar os rios e a terra, matar as plantas e causar doença
G – IMPERMEABILIZAÇÃO - O solo impermeabilizado prejudica a recarga dos aqüíferos e aumenta o escoamento superficial. Isso favorece as inundações e o assoreamento de rios.
A - CONSUMO EXAGERADO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA - Em 60% das cidades européias com mais de 100 mil habitantes, o consumo de água subterrânea é maior que sua taxa de reposição. A Cidade do México fica sobre um lençol freático responsável por72% do abastecimento. Seis mil poços sugam 52 m3 por segundo e recebem "apenas" 28 m3 por segundo. Esse esvaziamento do lençol faz a cidade afundar 10 cm por ano.
M - FIM DAS GELEIRAS - Estima-se que 80% das geleiras do Himalaia possam sumirem 30anos, reduzindo a vazão dos principais rios asiáticos, que abastecem um sexto da população mundial. A redução das neves andinas, onde nasce o rio Amazonas, afetará toda a América do Sul, principalmente nos aspectos climáticos.
D - ESGOTO SEM TRATAMENTO - Cerca de 90% do esgoto doméstico dos países em desenvolvimento não é tratado. Além de contaminar as fontes subterrâneas, o esgoto espalha doenças diarréicas e parasitárias que matam mais de 4 mil crianças por dia.
EVAPORAÇÃO NOS OCEANOS

A evaporação é maior que precipitação nos oceanos. A diferença de 45 mil km3 por ano cai nas ilhas e nos continentes e depois acaba retornando aos mares pelos rios, fluxos subterrâneos e glaciares.

Para saber mais leia: Atualidades vestibular – Editora Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário